quinta-feira, 23 de abril de 2009

Corrida - China

Domínio absoluto de Vettel, um pato sob o aguaceiro de Xangai. Assim pode se resumir o domingo do grande prêmio da China de Formula 1.

O jovem alemão simplesmente não deu chances a ninguém, nem mesmo seu companheiro Mark Webber. Os dois pilotos da Red Bull aproveitaram que largaram mais leves e foram desaparecendo na ponta da corrida, com mais êxito de Vettel, que conseguiu livrar vantagem inclusive sobre seu companheiro australiano.

Antes disso, a largada foi dada atrás do carro de segurança e Alonso, segundo no grid deu bastante azar pois, ao imaginar que o safety car sairia da pista só depois de 15 voltas, arriscou parar para tentar recuperar as posições perdidas nas paradas dos adversários. Pois foi só adentrar o pitlane, na volta 9, a corrida foi iniciada na prática e Fernando partiu em último.

Barrichello teve um problema num dos discos de freio e acabou sendo novamente presa fácil para Button, que terminou a prova em 3°, agora liderando o campeonato com 6 pontos de vantagem para Rubens, 4°.

Hamilton conseguiu andar rápido o tempo todo e igualmente cometeu erros incontáveis. Terminou atrás de Kovalainen que fez uma corrida burocrática, pouco apareceu e graças aos erros do inglês chegou em 5°. Hamilton foi 6°.

Raikkonen, solonento, aparecia na transmissão toda vez que Hamilton o ultrapassava para na sequência ter que refazer o serviço depois de alguma escapada ou rodada. Felipe, por outro lado, foi extremamente combativo, consistente e, aliado a tática de apenas uma parada, certamente brigaria pelo pódio, não fosse um problema elétrico que o alijou da disputa.

Nelsinho Piquet fez mais uma corrida desastrosa, com rodadas e batidas em todos os pontos da pista. Acidentes também sofreram Kubica que bateu na traseira de Trulli que vinha se arrastando pela pista e Sutil, que fazia ótima prova e vinha em 6°, até aquaplanar a poucas voltas do fim. Uma pena pois seriam os primeiros pontos da Force India.

Terminaram nos pontos também Glock, que largou dos boxes e Buemi, que andou bem o tempo todo, até bater na traseira do líder Vettel e quase colocar tudo a perder. Perdeu só o spoiler e conseguiu a oitava posição.

Interessante ver como a RBR tem um carro rápido mesmo sem o famigerado difusor. E Adrian Newey está trabalhando a toque-de-caixa no aparato. Se acertar na mão, Hamilton pode perder o posto de mais jovem campeão da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário