quarta-feira, 15 de abril de 2009

Prévia - China

O GP da China de 2009 será o sexto disputado na sequência. O circuito de Xangai foi inaugurado em 2004 e é um dos mais nababescos do calendário, projetado pelo onipresente arquiteto alemão Hermann Tilke, assim como quase todas novas pistas do calendário.

É a primeira vez que a corrida acontece no início do ano. Nos três anos anteriores, as corridas foram importantes para o desfecho do campeonato, mesmo nunca chegando a decidi-lo. Com o domínio de Schumacher em 2004 e de Alonso em 2005, o ano de 2006 foi o primeiro a ver em Xangai uma corrida decisiva. As Renaults dominaram o grid de largada sob chuva e na corrida, uma má escolha de pneus de Alonso e uma atuação soberba de Schumacher, ultrapassando Fisichella na saída dos boxes, deixavam a disputa entre os dois mais acirrada que nunca para as duas provas restantes.

Em 2007, Hamilton tinha o título nas mãos e o jogou fora numa disputa estpupida com Kimi Raikkonen. Com pneus de chuva e a pista secando, os pneus se acabaram e Lewis foi incapaz mesmo de levar o carro aos boxes, entregando o título certo na corrida seguinte, em Interlagos.
No ano passado, a corrida não teve a menor emoção, com o domínio de Hamilton, o que lhe deu a vantagem necessária para conquistar o título, mas não sem antes passar um sufoco danado no Brasil.

Ninguém venceu a prova duas vezes ainda, o que pode ser um mau presságio para Barrichello, vencedor da prova inaugural em 2004. As Brawns devem ser novamente favoritas, pela sua aerodinâmica refinada. Há curvas de todos os tipos e uma longa reta oposta, além da reta principal, que conta com as duas estruturas gigantescas sobre ela que lembram olhos, que tudo observam. Hamilton e Raikkonen sempre andam bem na pista chinesa e podem beliscar pontos. Com a liberação dos difusores, Toyota estará lá na frente, Williams andará nos pontos e a RBR, com o ótimo carro de Adrian Newey, deve andar entre os 8 primeiros também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário