quinta-feira, 2 de abril de 2009

A punição de Hamilton

Recapitulando: durante o segundo período de safety-car no GP da Austrália, Trulli deu uma escapada da pista, Hamilton o ultrapassou e o italiano retomou a posição momentos depois. Trulli foi punido com o acréscimo de 25s no tempo total de prova e perdeu o pódio. Sequer pontuou.

Trulli alegou que Hamilton ficou muito lento e saiu da trajetória. Acreditou que Hamilton o cedeu passagem.

Hamilton veio à imprensa dizer que realmente cedeu passagem a Trulli.

A Toyota ameaçou protestar e desistiu.

A McLaren e Hamilton foram chamados para darem explicações. Hamilton acabou desclassificado com a alegação da FIA de que ele e a McLaren agiram de má fé pois disseram aos comissários que Trulli o ultrapassou simplesmente porque quis. E na verdade o áudio da conversa entre o inglês e a McLaren mostra claramente que a equipe pede que Hamilton devolva a posição ao italiano.

Se Hamilton mentiu realmente, ele é meio maluco. Como ele é capaz de dizer uma coisa quando é chamado na torre pelos comissários e sair falando o oposto para a imprensa mundial?

A FIA não gostou nada da história e segundo o jornal inglês The Guardian, Hamilton pode até mesmo ser suspenso.

Pra mim, muito pesada a punição. Concordo com a desclassificação, não com uma suspensão. É fato que a FIA tem exagerado nas punições, vide Vettel perder 10 posições no grid de amanhã. E Hamilton e a McLaren parecem que vão sofrer um bocado ainda, resquícios do episódio de espionagem que a FIA parece estar digerindo devagarinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário