terça-feira, 26 de maio de 2009

O Brasil na tríplice coroa do automobilismo

Com a maiúscula vitória de Helio Castroneves em Indianápolis no último domingo, o Brasil se aproxima de ser dominante na tríplice coroa do automobilismo.

Helio comemora 3° triunfo em Indianápolis - reprodução: indianapolismotorspeedway.com
A tríplice coroa é composta por vitórias em Mônaco pela F1, nas 500 milhas de Indianápolis e nas 24 horas de Le Mans. Esta última nunca foi conquistada por um brasileiro. No entanto, em Mônaco, Ayrton Senna desbancou o Mr. Monaco Graham Hill em 1993 com sua sexta vitória no principado, feito não alcançado nem por Schumacher, que apenas igualou Hill. Em Indianápolis, Helio triunfou pela terceira vez na carreira, ante as 4 vitórias de Al Unsel Sr., Rick Mears e AJ Foyt. Se conseguiu mais duas vitórias, o que não é difícil de imaginar, Helio dá ao Brasil a dominância de duas das 3 provas da tríplice coroa.

Senna em sua quarta vitória em Mônaco - reprodução: f1around.worldpress.com
O mesmo Hill, desbancado por Senna em Mônaco. é o único piloto que conseguiu vencer nas 3 pistas até hoje. Nenhum brasileiro conseguiu sequer vencer duas delas, nem mesmo Emerson Fittipaldi. E esperar que Helio domine em Indianápolis como Senna dominou em Mônaco, é possível. Inimaginável hoje em dia seria alguém bater o recorde de Tom Kristensen nas 24 horas de Le Mans: 8 vitórias, sendo 6 delas consecutivas, além do que ainda está em atividade na competição e pelo time favorito, a Audi Sport Team Joest, com o incrível Audi R15 TDI.

Audi R15 TDI - reprodução: germancarscene.com
Uma pena que Raul Boesel não venceu a longa prova francesa de 1991. O brasileiro tinha o carro favorito e só perderia pra outro Jaguar da equipe. Porém, a Mazda inscreveu um carro com motor rotativo Wankel, muito mais leve e econômico e acabou vencendo as favoritas Jaguar e Sauber Mercedes, mesmo largando do fim do grid.

Mazda 787B - reprodução: scorpiocars.net
Bruno Senna disputa a corrida francesa em 2009 pela Oreca, na LMP1. Tem chances remotas de vitória pois não terá como fazer frente aos Audis e Peugeots. Entretanto, acredito que uma vitória na mítica Le Mans não está longe. Basta algum piloto brasileiro de ponta se dedicar ao endurance. No lugar de Barrichello, eu pensaria seriamente ao sair da F1, o que não deve demorar.

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