domingo, 23 de agosto de 2009

Corrida - Europa

O que parecia mais uma esperança de Barrichello pela vitória, começou a tomar corpo com a divulgação que largaria quase 10 kg mais pesado que Hamilton e passou a se tornar realidade com a avaliação temerosa de Hamilton com relação ao ritmo que o brasileiro teria.

Na largada, a McLaren se valeu do KERS para despachar Barrichello, que manteve a terceira colocação. Raikkonen conseguiu pular para quarto, enquanto Button perdia algumas posições. Depois, ainda cairia para nono, ao ceder lugar para Webber, pois teria ultrapassado o australiano por fora da pista, ainda na primeira volta.

No primeiro trecho da prova, Hamilton aproveitou o menor peso para abrir distância de Barrichello e principalmente de seu companheiro Kovalainen. A diferença subiu até a casa dos 8s. Barrichello conseguiu uma aproximação do finlandês da McLaren no final do primeiro stint, o que lhe garantiu voltar entre as McLarens depois do primeiro pitstop do brasileiro, três voltas depois de Kovalainen.

As voltas rápidas de Barrichello antes da primeira parada foram importantes também para reduzir a distância para Hamilton. Quando os líderes se estabeleceram, Hamilton tinha menos de 4s de vantagem. Conseguira abrir vantagem até próximo de 5s, mas Barrichello conseguia conter o avanço do inglês. Foi quando Lewis começou a reclamar de seus pneus traseiros. O composto mais mole oferecia problemas de calibragem e Rubens, que poderia se aproveitar, começou a se queixar dos freios. Mesmo assim o brasileiro conseguia tirar a diferença gradualmente, até voltar ao patamar de 3,4s. Foi quando Lewis entrou nos boxes e a corrida definiu-se.

A McLaren cometeu um erro operacional e demorou para trazer o jogo de pneus que seriam colocados no carro. Com isso, Hamilton perdeu cerca de 4s, o que já seria suficiente para deixar Barrichello na ponta. Mas Rubens ainda conseguiu baixar o tempo da melhor volta da corrida por duas vezes antes de entrar nos pits, voltando com mais de 6s. de vantagem para o inglês.

Não foi só Hamilton que teve problemas nos boxes. Vettel teve que repetir sua primeira parada pois a bomba de reabastecimento falhou e, logo depois, abandonou com um problema de motor que pode custar uma punição no futuro. Webber perdia rendimento e se alojava em nono, para a felicidade de Button, apenas sétimo, mas no lucro.

No último stint, Barrichello apenas adminstrou a vantagem e rumou para sua décima vitória na F1 e a centésima dos pilotos brasileiros na história do certame. A emoção foi grande no pódio, como sempre nas vitórias do persistente brasileiro. Pódio que foi completado por Raikkonen, que conseguiu tomar a posição de Kovalainen, que ainda foi pressionado por Rosberg no final. Alonso, burocrático, foi o sexto, seguido por Button e Kubica.

Uma semana e teremos Spa. Pista boa para a Red Bull, mas a chuva sempre presente pode embaralhar as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário