quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Prévia - Bélgica

O GP da Bélgica é um dos mais tradicionais da história da Fórmula 1. É disputado desde 1950, faltando esporadicamente - apenas seis vezes - no campeonato. Já foi disputado em três pistas diferentes: Spa-Francorchamps, na maioria, Nivelles e Zolder.

Spa é a pista preferida pela maioria dos pilotos. Tem curvas desafiadoras, trechos de todos os tipos e é atualmente o mais longo do calendário, ultrapassando os 7km.

Vista aérea da pista belga
Dentre os vencedores, Michael Schumacher é o maior de todos. Seus primeiro triunfo foi lá, em 1992, na mesma pista onde estreara no ano anterior. Depois de 1991, foram mais cinco. Senna venceu cinco vezes, se aproveitando de sua habilidade na chuva. Emerson venceu o gp duas vezes, mas ambas em Nivelles.

Schumacher estréia na F1 pela Jordan, em 1991
Dos atuais pilotos, Raikkonen é o que se dá melhor na pista, vencendo três das últimas quatro edições. O curioso é que, dos pilotos em atividade, Kimi é o único a ter vencido em Spa. No ano passado, Massa - que não corre este ano - venceu, mas Kimi liderou toda a prova. Lewis foi quem terminou a prova em primeiro, depois da batida de Raikkonen, mas o inglês foi punido e Massa foi declarado vencedor.

Raikkonen aproveitando-se da rodada de Hamilton para assumir a ponta em 2009
Para este ano, as favoritas são as Red Bulls. Seus carros se adaptam melhor aos circuitos de alta velocidade pela aerodinâmica refinada de Adrian Newey. Porém a chuva normalmente é fator importantíssimo, o que pode embaralhar as coisas e colocar Brawn, McLaren e até Raikkonen na disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário