domingo, 30 de maio de 2010

Corrida - Turquia

E que corridão hoje, hein? Quando eu já estava resignado por assistir outra prova modorrenta, Vettel ficou alucinado do nada e fez o que fez. e isso animou os pilotos da Mclaren, Alonso e a turma do Kobaiashi, dela Rosa e companhia.

Na largada também houve ação, sejamos justos. Vettel roubou a posição de Hamilton não se fez de rogado e deu o troco ainda antes do fim da primeira volta. Schumacher também foi esperto e aproveitou-se da freada forte de Button para não bater no companheiro e passou o inglês. Que também deu o troco e recuperou a posição numa bela manobra, motor e duto de ar como aliados nela.

Aí sim a corrida ficou chata. Nos dez primeiros lugares, todo mundo na posição que largou. Hamilton dava um calor em Webber, mas não foi pra cima nenhuma vez, efetivamente. Aí vieram os pits e a corrida começou a mudar.

Primeiro parou Vettel. Depois Hamilton e Webber, juntos. Sem mudança dentro do pit lane, Hamilton se deu mal ao voltar pra pista, com Vettel à sua frente.

Não demorou muito pro inglês tentar se recuperar, mas Vettel se defendeu bem e as coisas sossegaram novamente. Até Vettel perceber chance de vitória, para destronar Webber de sua terceira vitória seguida.

O alemão entrou muito próximo do australiano na reta e não demorou a estar lado a lado. Webber tentou dar o lado de fora para Vettel, mas o jovenzinho foi esperto e achou espaço por dentro. Aí o australiano, velhaco que é, pensou consigo mesmo: "beleza, faz a curva por aí, quero ver você achar traçado". O alemãozinho tentou buscar espaço na marra e deu no que deu. Bateram na reta, Vettel abandonou de novo e Webber minimizou o prejuízo, alojando-se em terceiro, de bico novo.

Ah, McLaren fazendo dobradinha, vamos assim até o final, pensaram todos. Ledo engano. Button foi pra cima de Hamilton, com a calma, precisão e responsabilidade que lhe são características. Colocou por fora e, com calma, tomou a perna de dentro da curva seguinte. Hamilton, combativo que é, entrou na reta babando, com um traçado melhor e se jogou, com muito menos responsabilidade que Button e retomou a posição. Sorte que o atual campeão do mundo recolheu, sabedor que é que cada ponto é importante. Daí em diante, os ingleses sossegaram na dobradinha.

No fim da corrida, outra bela briga entre Alonso e Petrov, com o russo se defendendo bravamente. Um toque de corrida furou o pneu do piloto da Renault e Alonso chegou só uma posição atrás de Massa, que foi discretíssimo na corrida.

As Mercedes, com Schumacher à frente, fizeram 4° e 5°, à frente de um Kubica muito consistente, que pressionou Rosberg por diversas voltas, sem sucesso. A pontuação foi completada por um igualmente consistente Sutil e o ótimo Kobaiashi, dando o primeiro ponto pra Sauber no ano.

Christian Horner deve estar fulo da vida e Whitmarsh perdeu alguns fios de cabelo nas disputas. mas o público adorou essa liberdade interna nas equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário