sábado, 4 de abril de 2009

Classificação - Malásia

E a turma do difusor continua dando as cartas na segunda corrida. Se pegarmos os seis primeiros tempos, sem as punições a Barrichello e Vettel, justamente Vettel é o intruso desprovido do difusor mágico.

Button levou a Brawn a mais uma pole, mas desta vez teve mais dificuldades. Trulli fez um excelente treino com a Toyota e larga ao seu lado, ficando a menos de um décimo do inglês. Detalhe para a impressionante marca de 1:33.784 no Q2, um temporal.

A segunda fila teria Vettel, excelente com a RBR e Barrichello, que admitiu não ter feito um bom treino, culpando as saídas de frente do carro, o que mostra que a Brawn não é mais absoluta. Larga um pouco mais pesado, mas nem tanto. Mas os dois foram punidos, o alemão com dez e o brasileiro com cinco posições e partem e, 13° e 8°, respectivamente.

A segundo fila foi ocupada pela segunda Toyota, de Glock e pelo leão dos treinos-livres, Rosberg. Glock, junto com Trulli tem a maior chance até hoje de darem a primeira vitória aos japoneses. Se largarem bem, podem controlar a corrida a seu favor. Já Nico não tem conseguido repetir o bom desempenho das fases anteriores e só larga perto dos líderes pela punição de Vettel e Rubens.

Webber em 5° já está tendo dificuldades em acompanhar seu parceiro Vettel e Kubica, em 6° vem dando um banho em Heidfeld, 10°, mesmo sem kers. Barrichello, com a punição, larga em 8°, ganhando uma posição de Vettel, ao lado de Raikkonen, que acabou decepcionado com a performance final da Ferrari. Esperava brigar pelas primeiras filas.

Decepção maior com a Ferrari teve Felipe Massa. Numa atitude que merece o troféu "a estupidez da semana", a equipe mandou o brasileiro logo no início do Q1 para a pista e achou que seu tempo seria suficiente pro Q2. Oras, todo mundo que acompanha as classificações da F1 sabe que tanto no final do Q, quanto no final do Q2, os tempos melhoram sensivelmente e ninguém tem sua posição garantida. Só a Ferrari não percebeu isso, depois de alguns anos e Massa, que poderia largar nas 3 primeiras filas, fica só com o 16° posto. Patético. Se era pra fazer uma única tentativa pra salvar motor e câmbio, que fosse feita no fim do Q1 pra aproveitar a pista em condições melhores. Com esses erros, os campeonatos vão ficando já distantes.

Nelsinho Piquet, que vinha tendo um bom desempenho, falhou na sua última tentativa do Q1 e parte logo atrás de Massa. A situação do brasileiro vai começando a ficar insustentável na Renault. Alonso conseguiu uma heróica nona posição, mesmo sofrendo muito com uma otite.

As McLarens ficarem pelo Q2, com Hamilton em 12° e Heikki em 14°. Nada de anormal.

Amanhã, com a previsão de chuva, eu não ouso apostar em ninguém. Só sei que a corrida promete ser muito boa novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário