domingo, 5 de abril de 2009

(Meia) Corrida - Malásia

Triste ver uma prova ótima como a de hoje terminar pouco depois completar metade das suas voltas. A corrida já começou bem, com largadas boas e ruins que embaralharam o pelotão e causaram boas brigas nas primeiras voltas, mesmo com pista seca.

Button fez outro corridão. Seu único erro foi ter largado mal mas, depois disso, fez uma ótima ultrapassagem em cima de Alonso na primeira volta, recuperou terreno em relação aos dois líderes e andou rápido durante os pitstops de Rosberg e Trulli para reassumir a ponta. Abriu uma diferença fantástica para Nico e mesmo com o assédio de Glock no final, conseguiu manter a ponta com tranquilidade. Teve paciência e a corrida esteve ao seu controle o tempo todo.

Heidfeld é mestre em achar resultados em corridas malucas. Fez uma parada só contra quatro de alguns adversários, o que parece um milagre. Com a tranquilidade que lhe é peculiar, sempre belisca bons resultados. Só falta uma vitória na carreira do alemão.

Glock é mestre em estratégia e ótimo sob chuva. Largou mal e recuperou posições pois foi um dos poucos que não se assustou com os primeiros pingos e calçou intermediários, enquanto todo mundo pedia os "extreme". Belo pódio e tinha bastante chance de vitória caso a corrida prosseguisse.

Trulli largou bem mas se perdeu um pouco na chuva e Barrichello chegou a estar em segundo mas foi prejudicado pois teve de parar na mesma volta que Button, perdendo tempo. Webber, em estratégia semelhante a de Glock, não conseguiu evoluir muito e Hamilton, consistente como na Austrália, beliscou dois pontos pra uma McLaren que é uma carroça. Rosberg, por sua vez, depois de uma largada incrível e um bom ritmo nas primeiras voltas, desapareceu no meio do dilúvio e acabou com mísero meio ponto.

A Ferrari, mais uma vez patética, não pontuou. Massa, ruim de chuva, ficou apagado o tempo todo como ele mesmo disse, ficou em nono que é o mesmo que último. Raikkonen deve ter passado uma vergonha danada, andando de pneus de chuva no seco durante várias volta, tática imbecil da Ferrari durante o primeiro pitstop do finlandês. Andava até 20s mais lento que o restante e quando a chuva começou, seus pneus já tinham acabado. Alheio a tudo isso, Kimi se trocou e tomou um picolé enquanto tod mundo ainda esperava pelo rein~icio da corrida.

Nelsinho se manteve na pista mas não deu em nada. Alonso fez uma largada incrível, apoiado pelo kers, brigou com todo mundo, deu espetáculo mas não conseguiu segurar ninguém e ainda escapou logo no início da garoa. Ficou igualmente sem pontos.

Não é possível que ninguém esbravejou com a organização sobre o horário da corrida, incluindo pilotos e dirigentes. Bernie impõe que a corrida vai ser no horário que simplesmente é o pior possível e ninguém fala nada. Todo fim de tarde tem monção em Kuala Lampur, é uma região equatorial, assim como Manaus e Belém. Se a mesma chuva caísse durante a corrida, num horário normal, todo mundo esperaria e voltaria a correr. Mas como anoiteceu durante essa espera, não houve condições. E por causa de europeus que não podem acordar antes das 10h00 da manhã, tivemos meia corrida. E aposto que Bernie, o culpado de toda essa presepada, vai usar isso em seu favor pra exigir que a Malásia organize corridas à noite.

No fim das contas, com a pontuação valendo a metade, Button não conseguiu abrir muito no campeonato, o que a meu ver foi o único aspecto bom de tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário