segunda-feira, 27 de abril de 2009

Corrida - Bahrein

Button é o único piloto até agora que não poderá reclamar no fim do campeonato de chances desperdiçadas no início da temporada. Ele tem aproveitado qualquer chance que apareça com uma consistência impressionante. Sua terceira vitória em quatro corridas teve até uma dose de sorte, mas muito competência.

Ao conseguir superar Vettel na largada, uma parte do trabalho estava feita, pois o alemão largara mais pesado à sua frente e era um dos favoritos ao triunfo. Mas Hamilton largou muito bem e pulou para terceiro, com a ajuda do KERS. Se Button demorasse para ultrapassa-lo, as Toyotas poderiam abrir distância suficiente para controlarem a corrida. Pois Button fez uma excelente ultrapassagem no início da segunda volta sobre o compatriota e, como exaltou seu engenheiro no rádio ao final da corrida, venceu a corrida ali.

As Toyotas largaram bem, Glock melhor e lideraram até o primeiro pit-stop. Aí Button, mais pesado e sem deixar a dupla fugir no primeiro stint, conseguiu algumas voltas rápidas de tanque vazio e pulou para a ponta, de onde não mais saiu.

Vettel não fez uma boa largada e por ficar preso atrás de Hamilton na primeira parte da corrida, perdeu chances de brigar pela vitória. Conseguiu a segunda posição ao superar Trulli nos pits, o que foi um bom resultado pois já está colado em Barrichello na disputa pela segunda posição do campeonato. Tem 18 pontos, contra 19 do brasileiro.

Falando em Barrichello, por não conseguir ação pra cima de quem estava à frente, teve sua estratégia modificada na primeira parada, visando fazer mais duas e, leve, ganhar posições. Funcionou no segundo trecho da corrida mas acabou perdendo desempenho no terceiro e acabou ficando na mesma 5° posição que tinha no início da prova.

Trulli completou o pódio mas perdeu a oportunidade de dar aos japoneses a primeira vitória. Glock perdeu muito desempenho terminou numa melancólica 7° posição, depois de liderar a prova. Hamilton e Raikkonen, andando no limite de seus carros, conseguiram bons 4° e 6° postos. Massa, tocado na largada, o que acarretou numa parada a mais nos boxes para trocar o bico, foi 14°, bem longe dos pontos.

Alonso fez a mais bela ultrapassagem da prova sobre Trulli, por fora mas não foi além do 8° lugar. Nelsinho, personagem da corrida por 3 voltas ao segurar um Barrichello alucinado e gesticulando, foi décimo, fazendo uma boa corrida pela primeira vez no ano.

Péssimo mesmo foi o desempenho das BMWs, que ficaram com as duas últimas posições, depois de acidentes na primeira volta. Andou muito pra trás o time bávaro.

A Brawn ainda tem o melhor ritmo de corrida do grid. Porém, a vantagem já é pequena e, perdendo terreno nesse ritmo, não conseguem se manter na briga pelo título até o fim da temporada. Barcelona promete o grid mais embolado dos últimos anos. Tomara que tal imprevisibilidade dê emoção pra uma corrida corriqueiramente morosa.

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