segunda-feira, 18 de maio de 2009

A dupla dinâmica

Ross Brawn e Jenson Button .Uma dupla que me faz recordar, ainda que timidamente, a parceria que o engenheiro inglês teve durante mais de uma década com Schumacher. Parceria esta que rendeu nada menos que 7 títulos de pilotos e 7 de construtores. Isso sem querer citar o segundo pilot, que coincidentemente ou não, é o mesmo...

Reverenciado por sua capacidade de extrair o máximo de sua equipe, minimizando erros, criando estratégias e desenvolvendo o carro, Brawn já pode se gabar de ter sido decisivo em mais de uma oportunidade para as vitórias de Button em 2009.

Logo na segunda etapa, na Malásia, Brawn foi preciso nos momentos de trocas de pneus de Button, que liderava a corrida. Qualquer hesitação poderia custar a liderança, que não seria mais recuperada devido ao término prematuro da corrida.

Apesar da derrota na China, Brawn não pode ser responsabilizado pois a Red Bull apareceu como imbatível na chuva de Xangai. No Bahrein, Button foi decisivo. A ultrapassagem sobre Hamilton na abertura da segunda volta foi fundamental para que conseguisse acompanhar as Toyotas e ultrapassá-las na primeira rodada de pit stops. Ponto para Ross que dificilmente erra na quantidade de combustível com que seus carros largam.

Na Espanha, Brawn conseguiu, através de duas táticas bem diferentes, dar a Button e Barrichello a oportunidade de vencer a prova. Poderia ter sido conservador e feito uma dobradinha com Barrichello à frente. Mas seu interesse era a vitória de Button para ampliar a liderança no campeonato de piloto. Deu a chance ao inglês mudar sua estratégia. E aí o piloto inglês se destacou ao ser muito rápido com o carro pesado e vencendo a quarta de cinco corridas.

Assim como fazia com Schumacher, Brawn consegue que Button siga sua estratégias, muitas vezes muito exigentes com o piloto, à risca. Poupa quando tem que poupar, ultrapassa quando é dada a ordem e anda no limite ao ouvir pelo rádio tal ordem. E com isso, já conseguiu mais de uma vitória em condições desfavoráveis, o que faz muito diferença na busca do campeonato. E é essa a formação de uma parceria que faz deles os favoritos aos títulos da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário