sábado, 6 de junho de 2009

Classificação - Turquia

O pequeno favoristismo de Sebastian Vettel se confirmou na classificação deste sábado. A pole foi a terceira da curta carreira do jovem alemão.

Vettel comemora sua segunda pole no ano - Foto: F1 Live
No Q1, as surpresas foram a eliminação de Nelsinho Piquet, menos, e Lewis Hamilton, mais. Piquet conseguiu completar uma volta rápida no início da sessão, embora não muito boa. Na sequência, cometeu dois erros, o último deles culminando com um atolamento na caixa de brita. Hamilton, inexplicavelmente, não usou pneus macios e ficou apenas com o 16° lugar, vendo seu companheiro avançar ao Q2. Bourdais ficou em último e parece dar seus últimos suspiros na F1.

Hamilton não conseguiu sequer passar ao Q2 - Foto: F1 Live
No Q2 não houveram surpresas. Enquanto Vettel fazia o melhor tempo do final de semana, com 1min27s016, os eliminados eram Heidfeld, Nakajima, Glock, Kovalainen e Sutil, pela ordem. Barrichelo foi superado nesta parte do treino por Button pela primeira vez no fim de semana.

A terceira parte do treino foi das mais movimentadas do ano. Vettel conseguiu um bom tempo na sua primeira ida pra pista. Barrichello escolheu pneus duros e saiu para 3 voltas rápidas. Foi melhorando aos poucos, até que fez o segundo tempo, atrás de Jenson Button, naquele momento. Antes disso, Trulli tomara a pole provisória e na sequência foi Webber quem o fez. Quando Button parecia ter novamente a pole position, Vettel apareceu na transmissão com parciais melhores, sendo o último a completar volta e recuperar o 1° lugar.

Button desta vez a perdeu nos últimos segundos - Foto: F1 Live
A Ferrari decepcionou, fazendo apenas 6° e 7° tempos. Deve estar um pouco mais pesada em relação aos líderes mas esperava-se mais dos italianos. Alonso conseguiu um bom 8° lugar, à frente de Rosberg e Kubica.

Raikkonen que chegou a ser 2° no Q3; fechou em 7° - Foto: F1 Live

Amanhã a corrida dependerá muito da largada e da estratégia. Será um jogo de xadrez e a Brawn tem duas peças para usar, contra uma da Red Bull.

Um comentário:

  1. Hamilton 16º acho que já foi a vez da McLaren e também do Hamilton. Agora só ano quem vem.

    ResponderExcluir