domingo, 21 de junho de 2009

Corrida - Inglaterra

Hat trick, ou barba cabelo e bigode,como dizemos por aqui, foi o que Sebastian Vettel conseguiu no GP da Inglaterra. Pole, melhor volta e vitória, além de ter liderado dois dos três treinos livres. Desde o começo da prova, o alemão da Red Bull, que largara mais pesado que todos os adversários, imprimiu um ritmo fortíssimo na ponta e jamais foi ameaçado na prova de hoje.

Largada limpa. Ferraris se deram bem - foto: F1 Live
Na largada, as três primeiras posições ficaram inalteradas. Era nítida a incapacidade de Barrichello de seguir Vettel de perto. O alemão conseguia virar até 1 segundo mais rápido que o brasileiro, que, segurando o ritmo de Webber, que talvez (talvez!) conseguisse seguir o companheiro. Em poucas voltas a vitoria estava definida.

Adrian Newey é o grande responsável pela melhora da RBR - foto: F1 Live
Nas posições de trás, Nakajima pulou para quarto, Raikkonen para quinto e Massa para oitavo. Button perdeu três posições e acabou fazendo uma corrida discretíssima, chegando em sexto, quando ganhou duas posiçóes na última parada. Importante para o campeonato pontuar em um fim de semana tão difícil.

Massa, em grnade corrida, ganhou sete posições e quase foi ao pódio - foto: F1 Live
Massa tinha um primeiro stint longo e conseguiu voltar em quinto depois de seu primeiro pit-stop. Foi gradativamente se aproximando de Rosberg e Barrichello, que perdera a segunda posição para Webber na primeira parada, também não conseguindo acompanhar o australiano. Quando o alemão da Williams foi para sua segunda parada, Massa ganhou a quarta posição e lá se estabeleceu, atrás de Barrichello, que foi para o pódio.

Nelsinho mais uma vez bateu Hamilton. Mas foi apenas 12° - foto: F1 Live
Completaram os oito primeiros, Trulli e Raikkonen, que perdeu posições durante toda a prova. Os poucos momentos de emoção da corrida foram protagonizados pelos pilotos da McLaren e da Renault, embora por posições do pelotão de trás. Hamilton, Alonso e Piquet brigaram durante muitos momentos da corrida, com vantagem final para o brasileiro, com uma parada, apenas. Kovalainen, no momento em que se juntava à disputa, foi abalroado por trás por Bourdais, num momentos protagonizados pelos futuros desempregados da categoria.

Kovalainen com o pneu furado devido a choque com Bourdais - foto: F1 Live
A Red Bull mostrou neste fim de semana que a Brawn e Button tem que voltar a se preocupar com os títulos. A julgar pelo desempenho dos carros austríacos, não há nada decidido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário