sábado, 20 de junho de 2009

Classificação - Inglaterra

Vettel, terceira pole no ano - foto: F1 Live
E o que vinha sendo observado nos treinos livres, especialmente nos treinos de sexta-feira, se confirmou na formação do grid de Silverstone. Vettel fez uma ótima volta em sua segunda tentativa no Q3 e conseguiu uma diferença até razoável para seus concorrentes.

Hamilton ficou na primeira degola pela terceira vez seguida - foto: F1 Live
No Q1, tudo se desenrolava dentro da normalidade, exceto pela dificuldade das McLarens em conseguirem se colocar entre os 15 primeiros. Faltando alguns segundos, os dois carros da equipes de Woking vinham em voltas rápidas. Kovalainen ainda conseguiu completar a sua e se garantiu na próxima fase do treino. Quando Hamilton se aproximava da parte final do traçado, Sutil escapou da pista numa clara falha mecânica e bateu forte, provocando a bandeira vermelha. Fim de treino pro inglês, que é eliminado no Q1 pela terceira vez seguida e larga em penúltimo. Além dele, ficaram pelo caminho as duas Force Indias e as duas Toro Rossos.

Carro de Sutil destruído. Detalhe pro replay do acidente no telão - foto> F1 Live
No Q2, Massa foi o grande perdedor. O brasileiro até vinha em uma boa volta para se garantir entre os 10, mas acabou errando no contorno da Luffiield, perdendo a chance de ir ao Q3. Depois de Massa em 11°, vieram Kubica, Kovalainen, Piquet e Heidfeld. Vettel fez o melhor tempo do fim de semana, com 1min18s119.

Na última parte do treino, apenas as duas RBRs e Barrichello mostraram-se capazes de lutar pela pole. Button jamais apareceu entre os ponteiros e acabou tendo a quinta posição tomada por Nakajima, já com o cronômetro zerado.

Button, logo em casa, não foi nem sombras dos outros sábados - foto: F1 Live
Na primeira tentativa dos três ponteiros, foi Webber que conseguiu a melhor volta, mas Vettel cometeu um erro. Na segunda tentativa, foi a vez de Webber ser atrapalhado por Raikkonen na Stowe e Vettel completar uma volta perfeita, desbancando Barrichello da liderança provisória. Entre Webber e Nakajima, ficou Trulli. Rosberg, que pela primeira vez no ano foi superado por Nakajima, ficou em sétimo, seguido por Glock, Raikkonen e Alonso.

Webber acabou perdendo a primeira fila para Barrichello - foto: F1 Live
Amanhã, o grande favorito e Vettel e Barrichello terá um grande trabalho inclusive para manter Webber atrás de si. Dobradinha da Red Bull é bem provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário