quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fim da discórdia, F1 está salva

E finalmente a notícia que todos os amantes da velocidade aguardavam, veio nesta quinta-feira. Foi costurado o acordo entre a FOTA e a FIA e haverá um campeonato único de F1 em 2010, como sempre foi e como sempre deverá ser.

Durante a madrugada, os presidentes da FIA, Max Mosley, da FOM, Bernie Ecclestone e da FOTA, Luca de Montezemolo se reuniram algumas vezes e chegaram a um consenso, que foi apenas amarrado durante a reunião do Conselho Mundial, hoje pela manhã.

Coletiva com Mosley, Ecclestone e Montezemolo - foto: Gareth Watkins/Reuters
O grande passo foi dado por Max Mosley, que aceitou deixar a FIA nas próximas eleições. Além disso, as negociações sobre redução de custos avançaram rapidamente, sendo que o teto orçamentário também pôde ser retirado do regulamento, substituído pela proposta do FOTA, que pretende reduzir os valores até se aproximarem dos praticados na década de 90. Um novo Pacto da Concórdia será assinado até 2012 e a FIA terá um mandato de transição, assumido por Michel Boeri, presidente do senado da FIA.

Com o campeonato confirmado e com as mudanças menos drásticas sendo aceitas por ambas as partes, a FIA não tardou em divulgar a lista de equipes para a próxima temporada. Nenhuma surpresa, visto que as três novas equipes já eram conhecidas e apenas ganharam a companhia das equipes atuais, agora incondicionalmente.

Saem fortalecidas da crise as montadoras, representadas por suas equipes na F1. Mosley, pelo visto, chegou próximo do que queria e sua saída FIA já era esperada. Ele só resolveu concorrer à reeleição para pressionar as equipes. No fim das contas, as equipes venceram a queda-de-braço, mas a FIA conseguiu reduzir os custos. E foi só Ecclestone resolver negociar, hábil que é com a experiência de 40 anos na categoria, que o acordo saiu.

Se tem algo de interessante para os fãs da F1, é que teremos um campeonato cheio e disputado em 2010. Só isso importa. O resto, deixemos com os dirigentes que no fim eles sempre se entendem.

2 comentários:

  1. e agora qual serão as equipes?

    ResponderExcluir
  2. São as atuais, mais Campos, Manor e US F1. Isso se ninguém desistir no meio do caminho...

    ResponderExcluir