quarta-feira, 17 de junho de 2009

Prévia - Inglaterra

O GP da Inglaterra ou GP da Grã-Bretanha pode ser considerado o mais tradicional da F1. Foi o primeiro GP da história da categoria, na mesma Silverstone, num longínquo 13 de maio de 1950 e de lá pra cá a etapa britânica nunca faltou no calendário.

Tradicional circuito de Silverstone - foto: motogp.com
Na F1, o GP da Inglaterra foi disputado também em Aintree e em Brands Hatch e a etapa deste ano deve ser a última no circuito que chamado de casa do automobilismo. À partir de 2010 e pelos próximos 17 anos, o GP será disputado em Donington Park. Praticamente todos no mundo da F1, inclusive os pilotos e este que vos escreve são contra a mudança, mas os interesses comerciais falaram mais alto.

A pista já foi de altíssima velocidade, sendo inclusive detentora por mais de duas décadas do recorde de velocidade médio em uma volta, de Keke Rosberg. Desde então, foram introduzidas chicanes e a velocidade caiu muito, sendo hoje uma pista de média/alta velocidade.

Clark, maior vencedor na Inglaterra, em Silverstone, 1967 - reprodução: autoevolution.com
Os maiores vencedores foram Alain Prost e Jim Clark, com 5 conquistas cada. Dentre os brasileiros, Emerson Fittipaldi venceu 2 vezes, enquanto Senna e Barrichello venceram uma vez cada.

Nos últimos anos, nenhum piloto mostrou domínio em Silverstone. Desde 2000, só Schumacher venceu mais de uma vez e dos pilotos em atividade, Barrichello, Alonso, Raikkonen e Hamilton já venceram lá.

Destaque para a vitória do brasileiro e do inglês, em 2003 e 2008, respectivamente. Em 2003, Barrichello fez uma corrida fantástica, com uma série de ultrapassagens para conseguir a vitória. No último ano, Lewis dominou completamente a prova debaixo de um temporal e venceu sem sobressaltos, enquanto em outra ótima corrida, Barrichello conseguiu um improvável pódio com a Honda.

Hamilton comemorando a vitória em casa em 2009 - reprodução: metro.co.uk
A corrida deste ano conta com uma equipe Brawn muito forte, com atualizações no carro e com um Button motivado por correr em casa e um Barrichello com ótimo retrospecto na pista inglesa. Promessa de dobradinha da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário