sábado, 11 de julho de 2009

Classificação - Alemanha

A classificação do GP da Alemanha foi a mais emocionante até aqui na temporada, com o piso se alternando entre seco e molhado, Mark Webber fez a primeira pole de sua carreira.

Webber foi o piloto que mais demorou a conquistar uma pole: 130 gps - foto: F1 Live
No Q1, os carros começaram a ir pra pista logo com o sinal verde acionado no pit lane. A maioria foi, inclusive, com pneus macios para a pista.

Hamilton logo conseguiu se colocar em primeiro e parecia que poderia manter seu domínio desde a tarde de ontem. Mas logo apareceu Webber e tomou a ponta. Vettel permaneceu entre os primeiros, embora tenha sido o único a usar os pneus duros, seguro que estava do desempenho de seu carro. E uma garoa leve caiu e acabou ceifando Kubica e Glock, que não conseguiram registrar voltas rápidas logo no início. Os outros eliminados foram as duas Toros, acompanhados de Fisichella.

A segunda parte começou com garoa e todos os pilotos saíram logo para a pista. Na volta de aquecimento de pneus Massa e Nakajima rodaram e todos voltaram aos boxes para colocarem pneus intermediários. Os tempos, altos, mudavam a cada segundo, até que Rubens Barrichello, que mal tinha aparecido até então, foi mostrado na transmissão com pneus slicks macios. O brasileiro logo fez um tempo 3,5s mais rápido que todos, que desesperadamente, se espelhando nele, voltaram aos boxes para trocarem os pneus.

Nelsinho conseguiu o segundo tempo, Sutil o terceiro e os outros vinham melhorando, até que a chuva fraca voltou. Alonso rodou, Raikkonen escapou e, no final, muita gente ainda conseguiu melhorar. Alguns ainda se garantiram no Q3 com a volta que deram com pneus intemediários, como Massa e Raikkonen. Button, Hamilton e Kovalainen se garantiram no final.

Piquet bateu Alonso pela primeira vez em seu primeiro Q3 no ano - foto: F1 Live
Os eliminados foram Heidfeld, que largará em 11°, seguido de Alonso, Nakajima, Trulli e Rosberg. Piquet, pela primeira vez na F1, bateu Alonso numa classificação. E Sutil levou a Force India pela primeira vez a um Q3.

Sutil foi um dos grandes destaques, levando a Force India ao Q3 - foto: F1 Live
O Q3 começou com a pista já totalmente seca e as Brawns foram as primeiras a ir pra pista, juntamente com Vettel. Barrichello foi o primeiro a completar volta rápida, enquanto Button abortou a sua para ir aos boxes e mudar a estratégia.

Barrichello usou a experiência para largar na primeira fila - foto: F1 Live
Na volta à pista, a briga ficou entre Hamilton e Button por alguns instantes. Até que apareceram as Red Bulls, assumindo a ponta com Webber e o segundo lugar com Vettel. Com voltas abertas nos últimos segundos, Barrichello e Button conseguiram se colocar entre as RBRs, com Barrichello garantindo a primeira fila. Hamilton foi o quinto, seguido por seu companheiro Kovalainen, o impressionante Sutil, as duas Ferraris, com Massa à frente e Piquet.

Webber se prepara para deixar os pits em sua última tentativa - foto: F1 Live
Amanhã a corrida é das mais imprevisíveis. A chuva deve cair em algum momento e Barrichello passa a ter muito chance pois mostrou que ninguém como ele consegue ler as condições de pista, quando elas mudam rapidamente. As RBRs ainda são as favoritas,mas até Hamilton merece ser observado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário