segunda-feira, 27 de julho de 2009

Corrida - Hungria

Um resultado surpreendente. E é até estranho considerar surpreendente uma McLaren vencendo, com uma Ferrari em segundo. Mas, em 2009, a vitória dominante de Hamilton pode até ser considerada uma zebra.

Na largada, somente Alonso não foi incomodado pelo KERS - foto: F1 Live
E a vitória começou logo na largada. Alonso, muito leve largou bem e sequer foi ameaçado, enquanto os carros com KERS - Hamilton, Raikkonen e Kovalainen - largaram bem, com o inglês pulando pra terceiro, quase conseguindo passar Webber e Raikkonen se alojando em quinto. Vettel, com uma péssima largada, caiu da primeira fila para o sétimo lugar.

Alonso perde roda após pit-stop, o que custou mais que sua corrida - foto: F1 Live
Alonso conseguia abrir uma boa diferença, auxiliado pela pressão que Webber sofria de Hamilton. Quando o inglês conseguiu a ultrapassagem sobre o australiano, Alonso já perdia rendimento e, ao fazer seu primeiro pit-stop, já era nítido que o espanhol não conseguiria lutar contra o ritmo do atual campeão. E nesse pit-stop a corrida de Alonso acabou. Uma porca solta na roda dianteira direita fez com que a mesma se soltasse, Alonso tivesse de voltar aos pits e logo depois abandonasse. A Renault foi punida com uma corrida de suspensão pelo acidente potencialmente perigoso, mas já entrou com recurso.

Hamilton faz linda ultrapassagem sobre Webber - foto: F1 Live
Nesse momento, Hamilton já abria uma boa diferença para Webber, a quem ultrapassara voltas antes numa linda manobra. O australiano ainda tinha uma pequena vantagem para Raikkonen. Mas a vantagem não foi suficiente para manter a posição no pit-stop simultâneo de ambos. A Red Bull cometeu um erro e Raikkonen acabou voltando à frente de Webber.

Hamilton parou logo depois e conseguiu uma vantagem muito grande nas voltas subsequentes. Vettel, que reclamava desde as primeiras voltas de seu spoiler dianteiro, começou a sofrer problemas em sequência e abandonou logo em seguida. Boa notícia para Button, que, em oitavo, pouco aparecia na prova. Era pressionado por Nakajima e Piquet, inclusive.

Quem fazia ótima prova era a dupla da Toyota. Os dois pilotos da equipe japonesa largaram em 12° e 14° e fizeram um primeiro stint muito longo, se aproveitando das paradas dos rivais para se alojarem nos pontos, definitivamente. Outro que vinha fazendo prova discreta, mas muito consistente era Roberg. O alemão esteve sempre entre os cinco primeiros e terminou em quarto.

Kovalainen foi o quinto na prova, seguido por Timo Glock e Jenson Button. Trulli foi o último a pontuar, muito pressionado por Nakajima e Barrichello no final.

Pódio incomum em 2009, com McLaren e Ferrari - foto: F1 Live
Numa corrida em que a Brawn prometia bater a Red Bull, o abandono de Vettel e Webber conseguindo apenas o 3° acabou sendo um alívio para Button. O inglês já deixa de ser o favorito ao título pela desvantagem técnica que a Red Bull apresenta no momento.

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