sábado, 25 de julho de 2009

Classificação - Hungria

A pole de Fernando Alonso, quase dois anos depois de sua última, ficou em segundo plano devido ao gravíssimo acidente de Felipe Massa no Q2 da classificação húngara.

Os três primeiros de um treino complicadíssimo - foto: F1 Live
No Q1, as disputas já foram intensas pois muitos pilotos andaram de pneus duros no começo e, com a melhora dramática dos tempos com pneus macios, houve grande modificação das posições no final da primeira parte. Rosberg foi quem cravou a melhor volta, com destaque para a boa volta de Piquet, que pulou de uma eliminação nos últimos segundos para um quinto posto. Eliminadas foram as duas BMWs, os carros da Force India e o estreante Alguersuari, que estreará largando em último.

Alonso leva a Renault novamente ao primeiro lugar no grid - foto: F1 Live
O Q2 transcorria normalmente até os últimos segundos e os pilotos vinham mudando de posição freneticamente. Alonso chegou a ser primeiro e terminou em nono, enquanto Nelsinho foi eliminado com o 15° lugar. Buemi foi eliminado nos últimos segundos, ficando em 11°, seguido por Trulli, Barrichello e Glock. E foi naqueles últimos segundos do Q2 que aconteceu o acidente de Massa.

Carro de Massa é recolhido após o grave acidente - foto: F1 Live
O brasileiro vinha para contornar a curva mais rápida do circuito magiar, quando foi alvejado por uma mola que se soltara do carro de Barrichello. A peça bateu no capacete, milímetros acima da viseira. O brasileiro perdeu a consciência, atravessou a grama na entrada da curva e bateu de frente na barreira de pneus, já bem mais lentamente. A apreensão foi grande durante os momentos sem informações e Felipe foi removido de helicóptero para um hospital. Barrichello, que esteve no centro médico do autódromo, veio até a imprensa e disse que Massa estava consciente, com um corte na testa e muito agitado. Ou seja, foi um pouco mais que um susto.

Massa é levado ao hospital para ser operado, sem gravidade - foto: F1 Live
Na última parte da sessão, a que definiria a pole, houveram muitas panes na cronometragem. Rosberg era o pole depois das primeiras tentativas dos pilotos, que continuavam fechando voltas, sem qualquer informação por parte dos tempos de volta, tampouco das posições. Os pilotos pararam seus carros no parque fechado e ainda assim nenhuma informação existia. Ninguém sabia quem era o pole, até que, já na pesagem, apareceu Bernie Ecclestone e apostou Alonso com o pole, Vettel em 2° e Webber em 3°. Uma classificação das mais confusas da história, com um acidente grave, falta de informações e resultados.

Pilotos tentam descobrir quem é o pole com a pane da cronometragem - foto: F1 Live
Na sequência dos três primeiros veio Hamilton, confirmando o bom momento da McLaren, Rosberg, Kovalainen, Raikkonen, Button, que deve estar preocupadíssimo com o campeonato e Nakajima. Massa, que estava habilitado a participar do Q3, não corre amanhã.

A corrida está nas mãos da RBR, que deve fazer dobradinha, visto que Alonso deve estar muito leve. Mas como o fim de semana está bizarro, não duvido que alguma surpresa possa acontecer. É a torcida de Button.

Nenhum comentário:

Postar um comentário