sábado, 25 de julho de 2009

Duas em dois fins de semana??

Semana passada foi o garoto Henry Surtees quem teve a falta de sorte de sofrer um acidente na F2 numa fatalidade que é uma das poucas que os pilotos estão expostos hoje em dia. Um pneu se soltou de um carro que havia batido e foi direto em seu capacete, matando-o.

Surtees, de 18 anos, perde a vida ao ser atingido por pneu em Brands Hatch


A fatalidade é tão grande que o último acidente deste tipo que consigo me lembrar foi quando Cristiano da Matta atropelou um cervo em 2006 na pista de Road America e ficou em coma por muitos dias.

Neste fim de semana foi a vez de Felipe Massa sofrer um acidente parecido, exatamente uma semana depois da morte do jovem Surtees. Uma peça que se soltou de algum carro, provavelmente de Rubens Barrichello, bateu com força no capacete de Felipe, fazendo com que o brasileiro apagasse imediatamente e batesse, ainda que de forma leve, na barreira de pneus. A peça parece ter um peso razoável e a cabeça de Massa chega a sumir da imagem da câmera onboard com o impacto.

A telemetria mostra que Felipe, desacordado, acelera e freia até bater


A foto mostra o estado do capacete de Massa e um corte em seu rosto. Se a peça tivesse batido na viseira, alguns milímetros abaixo, o acidente seria fatal, com certeza.

Imagem forte mostra que a peça esteve a milímetros de entrar pela viseira
Resta agora buscar formas de aumentar a segurança, analisando tanto peças que podem vir a se soltar dos carros, como meios de proteger a cabeça dos pilotos quanto a este tipo de impacto.

4 comentários:

  1. É Zago, pensando nesse seu ultimo paragrafo: será que existe alguma forma de protefer a cabeça dos pilotos contra esse tipo de coisa? A única coisa que me passa pela cabeça é botar uma daquelas capsulas estilo caça ao redor do cockpit. Seria muito bizarro, mas não deve existir outra forma para prevenir essas coisas... Talvez daqui uns 30 anos a gente veja isso, hehe

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  2. O caminho é evitar que peças se desprendam tão facilmente dos carros. E exigir mais dos capacetes, principalmente a viseira.

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  3. hehe, verdade. Eu viajei na maioneses aqui e pensei num caso mais geral, não só para peças, mas pra qq risco que o piloto esteja exposto no cockpit, como um carro decolar e "cair" no cockpit, como aquele do Coulthard com o Wurz.
    Mas capsula? Ach que to falando besteira..hehe
    abs

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  4. Do jeito que a FIA inventa moda, essa bolha qe você citou aí não pode ser descartada não... Credo!!

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