segunda-feira, 6 de julho de 2009

Prévia - Alemanha

O GP da Alemanha, que este ano será disputado em Nürburgring, já foi disputado também em outras duas pistas: a famosa Hockenheimring e a pouco conhecida Avus, que sediou apenas um GP, em 1959.

Nürburgring, palco do GP da Alemanha depois de 23 anos
Nos últimos anos, tanto Hockenheim, quanto Nürburg coexistiram no mundial de F1. Entretanto, apenas uma detinha o título de GP da Alemanha. Nürburgring normalmente sediava o GP da Europa e por dois anos o GP de Luxemburgo. Agora, com a entrada de novas pistas no calendário, o GP da Alemanha vem sendo revezado entre as duas principais pistas teutônicas que têm como seu maior vencedor Michael Schumacher, com 10 vitórias.

Com o revezamento, o GP de 2008 foi disputado na pista de Hockenheim e vencida pelo inglês Lewis Hamilton, que dominou todo o final de semana. Mas a vitória não foi tão fácil. Um safety car, aliado a uma falha de estratégia da equipe McLaren, acabou jogando Hamilton para a quarta posição na corrida e, numa sensacional recuperação na últimas voltas, ultrapassou Felipe Massa e Nelsinho Piquet para vencer a corrida de forma espetacular. Corrida que teve um pódio com dois brasileiros depois de quase duas décadas.

Nürburgring sediou o GP da Alemanha por 22 vezes entre 1951 e 1976 numa pista que pouco se assemelha com a atual. Era o temido Nordschleife, de mais de 20 km e mais de uma centena de curvas. A pista ainda existe e ainda é usada em algumas provas. Nesses 22 gps, podem-se destacar o de 1957, vencido de forma inacreditável por Fangio e o de 1976, em que Lauda quase perdeu a vida envolto em chamas e que fez o "inferno verde" deixar o calendário definitivamente.

Hamilton sendo polemicamente içado de volta à prova de 2007
Em Nürburgring, a última corrida ocorreu em 2007. Já era o GP da Alemanha, mas aconteceu com o nome de GP da Europa por questões comerciais. A corrida aconteceu sob muita chuva, que caiu no final da primeira volta e causou bizarrices como a liderança de Markus Winkelhock em seu único gp pela Spyker, Lewis Hamilton sendo içado de volta à pista por um trator após rodar e ficar na caixa de brita e o safety car arrancando para escapar da batida de Vitantonio Liuzzi. Depois da interrupção por bandeira vermelha, a corrida decorreu sob o domínio de Felipe Massa com a pista secando gradualmente, mas no final a chuva voltou e Alonso se aproveitou da situação para ultrapassar o brasileiro, não sem antes haver um toque entre eles, que causou uma discussão ríspida entre os dois a caminho do pódio.

Massa sendo atacado por Alonso na briga que definiu a vitória em 2007
A corrida de domingo deve ser bastante disputada entre Brawns e Red Bulls. A Red Bull perde parte da vantagem que teve na Inglaterra pela temperatura mais alta e pelas curvas mais lentas da pista alemã, mas ainda deve estar ao menos no mesmo nível da equipe de Ross Brawn. E há sempre a possibilidade de chuva, que cai repentinamente e em pontos isolados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário