sexta-feira, 10 de julho de 2009

Primeiro treino livre - Alemanha

Como tem sido corriqueiro nas últimas corridas - e por que não dizer nos últimos anos? - na F1, os primeiros instantes de pista liberada nos fins de semana de gp tem sido usados apenas para as voltas de instalação, apenas para checar componentes. Nos primeiros 35 minutos, apenas Fisichella e Buemi fecharam voltas rápidas. E nem tão rápidas, na casa de 1min40s, com o italiano dando a honra aos indianos de liderar uma pequena e desimportante parte do fim de semana.

Passada a primeira meia-hora, os carros vieram a pista, aumentando a ação aos poucos. Primeiro, Trulli e Rosberg se revezaram na liderança, com a Itália fechando a primeira metade do FP1 na frente. Mas não tardou até a Red Bull aparecer.

Webber dominou boa parte da sessão e pouco foi incomodado - foto: F1 Live
Webber logo confirmou que a temperatura ambiente de 11°C era mesmo ótima para a equipe austríaca e pulverizou os tempos dos concorrentes, volta a volta. E Vettel, assim que conseguiu se posicionar com o segundo tempo atrás do australiano, parou com problemas entre as curvas 1 e 2. Seu carro simplesmente desligou o motor, exatamente no mesmo local e da mesmíssima forma que Sutil momentos antes.

Vettel para seu carro com problemas ainda no início da sessão - foto: F1 Live
Logo na sequência, Button e Trulli melhoraram, ficando com a segunda e terceira posições, embora mais de meio segundo atrás de Webber. Massa conseguiu tirar o piloto da Toyota do terceiro lugar a 10 minutos do final, enquanto Barrichello sofria com problemas nas freadas, buscando o 12° tempo apenas nos últimos segundos. E nestes últimos segundos, Vettel conseguiu voltar à pista, mostrando que o problema em seu carro não foi grave, muito embora o tempo que o alemão perdeu nos boxes seja precioso. Foi o oitavo, seguido por Nakajima, que melhorou com o cronômetro já zerado e Alonso, discreto.

Barrichello passou boa parte do tempo em último e terminou em 12° - foto: F1 Live
Fisichella levou a Force India ao quinto lugar, seguido por Raikkonen e Rosberg. Piquet foi o 15° e as McLarens , na casa da Mercedes, foram apenas 13° e 18°, com Hamilton à frente de Kovalainen. Hamilton que já deve estar sentindo saudades da velocidade da W25.

Fisichella em quinto? Esperemos o segundo treino para melhores conclusões. A única que podemos tirar é de que a RBR nada de braçada mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário