quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Prévia - Europa

O GP da Europa foi uma maneira encontrada pela F1 na década de 80 para sediar duas corridas no território de um mesmo país. Dependendo da época, o gp é disputado num país,de acordo com os interesses comerciais da época.

O gp foi disputado em três países: Inglaterra, Alemanha e Espanha. Em terras britânicas, a etapa aconteceu duas vezes em Brands Hatch na década de 80 e uma vez em Donington Park, na célebre apresentação de Ayrton Senna, em 1993. Piquet ainda vencera em Brands Hatch em 1983, gp inaugural.

Senna supera Prost numa das maiores apresentações de um piloto na história
A corrida se tornou tradicional no circuito de Nurburgring durante o reinado de Schumacher, à partir da década de 90. E ele foi o piloto que capitalizou as vitórias, com cinco,em doze corridas disputadas na sua casa. Barrichello venceu também em solo alemão, em 2002.

Schumacher superando Alesi para vencer em 1995
Com a ascensão de Fernando Alonso, o gp se mudou para a Espanha no ano passado. Já havia sido disputado em Jerez de la Frontera em 1994 e 1997 e em Valência está sendo disputado em circuito de rua, tendo sido totalmente dominado por Felipe Massa em sua única edição, no ano passado.

Massa lidera Raikkonen em sua vitória dominante na pista velenciana, em 2009
Este ano, a corrida é uma incógnita. Com o crescimento da Mclaren e da Ferrari, o domínio da RBR nas últimas etapas e a queda da Brawn, que não pode ser descartada, pois,anda bem em circuito de rua, qualquer previsão é mero chute. Bom para a corrida, que apesar de ser disputada em um circuito travado, pode ter muitas variáveis, com mais de duas equipes brigando pela ponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário