sexta-feira, 24 de julho de 2009

Primeiro treino livre - Hungria

Ao contrário do que costuma acontecer, a sessão matutina que marcou o início do fim de semana da F1 na Hungria foi bastante movimentada. E quem surpreendeu pelo desempenho foi a McLaren, colocando seus carros em primeiro e terceiro, desta vez com Kovalainen na frente.

Kovalainen, vencedor em 2008, dominou o treino da manhã - foto: F1 Live
A sessão ficou marcada pela estreia de um piloto substituído após quase dois anos. O jovem espanhol Jaime Alguersuari baterá no domingo o recorde de precocidade num grid da F1, com seus 20 anos incompletos. Muito criticado pela imprensa especializada e pelos pilotos em geral, Alguersuari aproveitou o tempo do treino desde o início e foi o piloto que mais testou, com 42 voltas. Aos temerosos, mostrou regularidade no seu primeiro contato com um F1 numa pista de verdade ao não cometer nenhum erro, apesar de ter ficado em último. Seu parâmetro, Buemi, ficou em penúltimo, mostrando que a culpa não é do estreante.

Alguersuari debutou com um F1 numa pista de verdade - foto: F1 Live
O primeiro treino serve para limpar a pista que, com a baixíssima utilização durante o ano, é das mais sujas do calendário. Com isso, os tempo caem vertiginosamente durante a sessão. Felipe Massa chegou a ser líder quando os tempos começaram a baixar, a liderança mudou algumas vezes e Webber abaixou bastante o tempo e ficou com a liderança durante mais de meia hora.

Quando a sessão chegou a seus dez derradeiros minutos, as primeiras posições sofreram alterações. Primeiro Hamilton superou Webber, o que não durou muito, pois Rosberg estava disposto a retomar o domínio das sextas-feiras. Quando Nico, com o tempo de 1min22s337, parecia que não seria ameaçado, Kovalainen encaixou uma volta voadora e o superou por 0,059s, ficando com o primeiro lugar, sem mais ser ameaçado.

Webber se sobressaiu a Vettel mais uma vez - foto: F1 Live
O quinto colocado foi Nakajima, seguido por Trulli, Raikkonen, Massa, Alonso e Button, em décimo. Barrichello foi apenas o 13°, com o habitual tanque cheio da Brawn nos primeiros treinos e Piquet foi apenas o 17°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário