domingo, 29 de março de 2009

Corrida - Austrália

Se a temporada 2009 tiver o mesmo nível de emoção/imprevisibilidade/disputa que a primeira corrida, podemos nos animar. Apesar do domínio da Brawn, a corrida teve disputas por todas as posições e nem mesmo Button ficaria a salvo de um ataque se Kubica passasse incólume por Vettel. Os carros mais nervosos, o KERS, os pneus "de manteiga", tudo isso embaralhou a disputa.

Começando pelo óbvio: a Brawn (que pode vir a se tornar Virgin em breve) só não foi perfeita pela corrida de Barrichello. Mas o resultado, este foi perfeito e é o que importa. A dobradinha, que só encontra paralelo na estreia da Mercedes-Benz em 1954, deve ter deixado a Honda maluca no Japão. Não é possível que ninguém sabia que esse carro é um foguete.

Button dominou a corrida completamente. Nem safety-cars, nem dois pitstops péssimos chegaram a ameaçar a segunda vitória da carreira do inglês.

Barrichello foi um piloto de chash-test da Brawn. Tomou e deu pancada pra todo lado na primeira curva da corrida, bateu em Kimi Raikkonen e andou todo capenga a corrida toda. Mas nem a largada ruim, fruto de uma falha do câmbio, nem os incidentes, inclusive com a quebra do difusor mágico, nem um pitstop ruim, impediram a segunda posição que só acorreu pela atabalhoada disputa entre Vettel e Kubica.

O alemão da Red Bull fez uma corrida fantástica, não deixando Button fugir muito e não sendo ameaçado. Apenas no final, quando Kubica o passaria de qualquer forma, acabou exagerando na defesa e pôs tudo a perder. Mas é natural essa afobação num piloto tão jovem e, essa RBR com o difusor e Vettel, é forte candidata a vitórias.

Kubica teve a melhor estratégia de corrida. A BMW percebeu melhor que todos que os pneus macios não rendiam bem e colocou o polonês bem leve no Q3. Resultado? Ele se classificou na segunda fila, com o carro leve os pneus se desgastaram menos e ele parou cedo antes que os mesmos virassem farelo, andando mais rápido que todo mundo. Depois fez dois trechos mais longos, veio se recuperando e seria segundo sem problemas se não tivesse ido com tanta sede pra cima de Vettel. Mas estou certo que berravam no rádio pra ele se livrar logo do alemão e tentar a vitória.

As Ferraris, em quem eu apostava terem um bom ritmo de corrida foram decepcionantes. Massa largou bem e acabou saindo fora da disputa por uma estratégia ruim. Kimi, apagadão, chegou a bater sozinho, antes de abandonar, na companhia de Felipe. Seria importante pontuar desde já. O ano de 2008 mostrou com é importante a regularidade.

Trulli fez um corridão e chegou ao pódio, mesmo largando dos boxes. Pena ter sido punido e perder nove posições.

Hamilton fez uma excelente corrida. Mesmo com uma carroça nas mãos, andou rápido o tempo todo e, aliado a uma boa estratégia e sorte, foi parar no pódio (não fisicamente, mas pelo menos no resultado).

Alonso, esforçadíssimo, fez lá seus pontinhos, Nelsinho errou novamente. A Renault projetou um caminhão.

Rosberg sofreu com os pneus, Buemi estreou pontuando e Bourdais que eu nem lembrei que estava na pista, herdou um ponto.

Aquele sol na cara dos pilotos foi meio complicado. O horário atrapalhou inclusive as imagens da TV. O Bernie exagera em querer agradar os europeus.

De acordo com Alonso, a Brawn pode ganhar as 17 corridas. Segundo Massa, o titulo pode estar decidido em favor deles no meio da temporada. Estão apavorados, eles. Acredito que as vitórias serão bem divididas e, por isso, teremos uma das temporadas mais emocionantes da história!

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