segunda-feira, 11 de maio de 2009

E agora, Barrichello?

Hoje de manhã, abro as principais páginas da internet e a maioria dá certo destaque a chiadeira de Barrichello. Alguns estampam que Barrichello declarou pendurar as chuteiras caso descubra favorecimento de Button. Outros grifam a declaração de que Rubens não aceitará quaisquer ordens de equipe. Vamos aos fatos.

Tanto Button, na pole, quanto Barrichello, em terceiro, parariam 3 vezes nos boxes. Barrichello pararia uma volta depois do inglês, o que, quando Barrichello conseguiu a ponta logo na largada, se tornou uma vantagem muito grande. Só perderia a vitória caso algo de extraordinário acontecesse. E aconteceu.

O que aconteceu foi que a Brawn GP mudou a estratégia de Jenson, mantendo-o na pista por 29 voltas e Barrichello fez um segundo trecho de corrida muito curto. Pelas imagens, menos de 5s de abastecimento aconteceram na primeira parada de Rubens e ele foi capaz de dar apenas 12 voltas. Nessas 12 voltas, abriu uma boa diferença para Jenson. Mas ao voltar do segundo pit-stop, mais pesado que Button, não conseguiu impor um ritmo que permitisse se aproximar do inglês; pelo contrário, foi mais lento, apesar dos pneus menos desgastados.

Button fez sua segunda parada e Barrichello parou uma volta depois. Já com pneus duros, Rubens não conseguia sequer acompanhar seu companheiro e ainda sofreu com os ataques de Webber.

Os stints não foram bem divididos, é verdade. Rubens podia ter tido um segundo trecho mais longo e um terceiro trecho mais curto. E, por isso, Barrichello não foi capaz de se superar e vencer. Tudo em que ser perfeito, senão a metralhadora de reclamações é engatilhada.

Rubens poderia ter chamado a equipe no rádio quando assumiu a ponta e pedido para ter uma estratégia idêntica a de Button para garantir a vitória. Mas não o fez. Assim como não exigiu pneus intermediários na Malásia, o que lhe custou a vitória. Falta pulso a Barrichello, bancar o que diz. Sempre faltou.

Rubens poderia ter andado mais rápido no segundo trecho da corrida. Não o fez e culpou o carro. Acontece que sempre culpa o carro. Problemas acontecem a todos, resta saber se adaptar a cada situação. Como Button que se adaptou a um carro pesado, quando o setup tinha sido elaborado pra um carro sempre leve.

Rubens poderia ter ficado calado. Porque já cria um mal-estar na equipe, inclusive na coletiva em que chegou a insinuar favorecimento a Button, que não gostou nada. E cria aquele velho clima de injustiçado. Que muita gente compra da imprensa e é ridículo.

Rubens poderia ter reclamado se a equipe mudasse sua tática para duas paradas e mantivesse Button em três e o inglês vencesse. Rubens reclamaria de qualquer coisa caso não vencesse. Nunca a culpa foi dele.

Rubens pode se dar muito mal. Me parece claro que Ross Brawn mudou a estratégia de Button para dar-lhe a chance, ainda que remota pois a estratégia de três paradas era a melhor, de vencer a corrida. Button foi espetacular ao não perder muito tempo com o carro pesado e ganhou a corrida ali. E Ross Brawn vê o seu primeiro piloto abrindo mais vantagem no campeonato. E Barrichello, ao reclamar, se rebelar contra ordens de equipe e favorecimentos, pode dar motivos a Brawn substituí-lo. Porque o dono da equipe quer o título e não vai ser Barrichello que vai atrapalhá-lo.

Barrichello, definitivamente mostra que é um mau perdedor. Se uma reviravolta totalmente improvável não acontecer, vamos assistir a mais uma derrocada do brasileiro, que mais uma vez tornar-se-á segundo piloto, a não ser que nem chegue a sê-lo.

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