quarta-feira, 20 de maio de 2009

Prévia - Mônaco

Mônaco é um principado localizado na costa mediterrânea. Sob os olhares da família Grimaldi, ocorre há mais de 80 anos o Grande Prêmio de Mônaco, o mais tradicional e glamouroso de toda a temporada.

Já em 1950, houve a primeira corrida nas ruas monegascas valendo pelo primeiro campeonato mundial de Formula 1, com vitória de Juan Manuel Fangio. Porém, houve um hiato de 4 anos, até o retorno em 1955, para nunca mais deixar de estar no calendário. A pista era das mais perigosas, com o perigo inclusive do carro ser lançado ao mar em um acidente, como aconteceu com Alberto Ascari em 1955,num acidente sem gravidade. Curioso é que todo o trecho da marina de Mônaco, hoje entre a chicane Nouvelle e a Rascasse não tinha proteção entre a pista e o mar., como podemos ver na foto abaixo., onde só aparecem os molhes de amarração dos barcos. Ainda hoje há um barco com mergulhadores e um guincho para alguma emergência improvável.

Graham Hill é conhecido como o Mr. Monaco, por ter vencido a prova cinco vezes, entre 63 e 69. Schumacher também conseguiu cinco triunfos. Mas o maior vencedor e referência quando nos referimos a Mônaco é mesmo Ayrton Senna. Todos se acostumaram com as vitórias do brasileiro na pista de rua mais famosa do mundo, entre 87 e 93, falhando apenas uma vez, em 1988. O interessante é que teve chances reais de vencer pelo menos mais três vezes: em 1984, seu ano de estréia na F1, se aproximava do líder Prost, quando a corrida foi interrompido sob chuva torrencial; em 1986, quebrou quando liderava; em 1988, o erro mais famoso do tricampeão - bateu na entrada do túnel - quando liderava a corrida com quase um minuto de vantagem sobre Prost.

É uma corrida que normalmente não tem muitas ultrapassagens mas que ganha muitas alternativas com os muito acidentes que ocorrem e as consequentes entradas do carro de segurança e pelas condições climáticas. Entretanto não há previsão de chuva para esse final de semana.

As equipes favorita não devem mudar muito nesse final de semana: Brawn e Red Bull, com destaque para a segunda que tem um novo difusor e que parece ter um apoio mecânico melhor, o que é muito importante em uma pista travada. Trulli, que já fez pole e tem vitória por lá, também merece ser observado.

Importante lembrar que os primeiros treinos ocorrem na quinta-feira. A sexta tem a pista liberada para os milionários desfilarem com suas Ferraris, Lamborghinis e Rolls-Royces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário