domingo, 7 de junho de 2009

Corrida - Turquia

Button e a dupla da RBR - Foto: F1 Live
Um cara que não perde qualquer oportunidade. Essa pode ser a definição de Jenson Button, campeão virtual da temporada 2009 da F1. O inglês aproveitou mais uma vez aquela que talvez fosse a única chance que teria para superar Sebastian Vettel na Turquia. E controlou a corrida com maestria, sem dar chances aos adversários, para triunfar pela sexta vez em sete corridas.

Na largada, Vettel e Button mantém posições; Barrichello despenca - Foto: F1 Live
Logo na largada, Button teve uma boa dose de sorte. Sorte que acompanha os competentes, diga-se de passagem. Barrichello, que largava em 3° e tinha o lado mais emborrachado da pista ao seu favor, teve problemas com a embreagem e acabou despencando 10 posições, enquanto Button mantinha o segundo posto. Vettel, que largara limpo, sem ser ameaçado, cometeu um erro numa chicane logo na primeira volta e Button o ultrapassou prontamente. Estando mais leve, o tedesco piloto da RBR tinha que tentar abrir uma diferença para vencer a corrida. Mas atrás de Button, sua situação complicou-se.

Button supera Vettel depois do erro do alemão - Foto: F1 Live
Enquanto os líderes se estabeleciam, Barrichello tentava se recuperar. Porém, Kovalainen, munido de KERS, não lhe dava espaço sequer para tentar uma manobra. E quando Barrichello conseguiu efetuar a ultrapassagem, o finlandês não teve dificuldade em retomar a posição, maior que era sua velocidade em reta. Numa outra tentativa desesperada, Rubens acabou se tocando com Heikki e rodou, perdendo diversas posições. Sem ter o carro afetado, conseguiu ultrapassar Hamilton e Piquet rapidamente. Ao chegar em Sutil porém, afobou-se e perdeu parte do spoiler ao forçar uma ultrapassagem no início da reta. Pit-stop e sumiço das câmeras. Quando Button se aproximava para dar-lhe uma volta, abandonou.

Barrichello não consegue superar Kovalainen - Foto: F1 Live
Citados acima, Hamilton e Piquet protagonizaram um belo momento da prova. Quando o inglês voltou dos boxes á frente do brasileiro, Nelsinho se atirou em busca da ultrapassagem no fim da reta oposta, por fora, com direito a traseirada e tentativa de troco de Hamilton. Fora isso, fim de semana para esquecer para os dois, que foram 13° e 16°. Aliás, as equipes McLaren e Renault não passaram de um 10° lugar de Alonso.

Piquet supera Hamilton na mais bela manobra da temporada - Foto: F1 Live
Na tentativa de virar o jogo contra Button, Vettel mudou sua estratégia para três paradas. Voltou muito andando muito rápido no segundo stint e chegou a pressionar Button, sem sucesso na ultrapassagem. Limitado pelo inglês, não conseguiu aproveitar-se do carro leve e acabou perdendo terreno para Mark Webber que, discreto e eficiente, assumiu a segunda posição, para não mais perdê-la.

Trulli fez uma corrida honestíssima e por pouco não conseguiu tomar a posição de Vettel quando o alemão voltou do seu terceiro pit-stop. Atrás do italiano chegou Rosberg, que conseguiu uma bela manobra de ultrapassagem sobre Felipe Massa ainda na primeira passagem. Massa fez uma corrida dentro das limitações do carro e conseguiu mais três pontos. Assim como Kubica em 7° e um Glock que não consegue acompanhar seu parceiro, em 8°.

Rosberg ultrapassa Massa ainda na primeira volta - Foto: F1 Live
A Brawn não parece ter adversárias, principalmente no que tange o conjunto carro/piloto/estratégia. Ninguém tem as três peças ao mesmo tempo e é por isso que Button está com uma mão e meia na taça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário