quinta-feira, 18 de junho de 2009

O racha consolidado...

  • FOTA se reúne na sede da Renault e decide por romper com a FIA - no fim da noite desta quinta-feira as equipes, que estiveram reunidas em Enstone, emitiram um comunicado que veio de encontro ao acordo que se aproximou ontem. A FOTA, que parecia propensa a inscrever seus times junto à FIA para o campeonato de 2010, decidiu criar seu próprio campeonato. No comunicado, a reclamação mais latente, junto com o regulamento que vinha sendo o impasse, a FOTA citou o velho problema da divisão dos lucros da categoria, centralizados que ficam nas mãos de Bernie Ecclestone. Todos os passos que foram dados adiante no dia de ontem, foram dados em dobro pra trás hoje. Não significa que não possa haver um acordo, mas nunca houve tanto distanciamento entre as partes. Para Ecclestone, a situação é mais complexa, já que seu império está em jogo pois os patrocinadores procurarão as equipes fortes. E as equipes fortes parecem ter como motivo principal o controle financeiro da categoria, muito mais que o controle legislatório que Mosley tanto controlava. E talvez esteja aí a tão complicada solução do impasse: Ecclestone deveria ceder no controle financeiro da F1. Mosley já parece ter feito a parte dele e na verdade parece até mais uma desculpa das equipes a discordância com o regulamento. Elas querem é uma parte maior da fatia do bolo que é a F1.

Um comentário:

  1. Daniel Machado19/06/2009, 10:36

    Há muitas pessoas creditando esta situação à FOTA, quando na minha opinião esse racha é uma consequência da ganâcia e sede de poder exacerbadas da dupla Mosley-Ecclesone.

    Como podem implementar um teto de gastos de de US$ 65 milhões, quando até pouco tempo atrás exigiam uma taxa de adesão no valor de US$ 50 milhões? Sei da crise financeira mundial e concordo que um teto de gastos deveria ser estabelecido, mas o valor proposto é ridículo quando comparado aos valores movimentados pela Fórmula 1.

    Segundo a consultoria Deloitte, a Fórmula 1 gera em média US$ 220 milhões de lucro por etapa, vejam bem, estamos falando de lucro! Consideremos que o campeonato tivesse 20 etapas por temporada, ao final do ano teríamos um lucro de quase US$ 4,5 bilhões!

    O lucro dos direitos televisivos é dividido (de maneira bem simplificada) mais ou menos assim: 50% ficam com a FIA, 49% ficam com a FOM e apenas 1% com as equipes. A FOM também é detentora dos direitos de todos os anúncios realizados nos GP’s, em troca paga prêmios em dinehiro às equipes.

    Se são as equipes que investem dinheiro, constroem carros, dão o espetáculo e têm de arrecadar patrocínios. É justo a maior part do lucro não ficar com elas? Se 75% dos lucros da categoria fossem destinado as equipes, poderíamos ter 15 equipes (um gride muito bom) com um teto de gastos de US$ 220 milhões, mais de três vezes o valor proposto atualmente pela FIA e ainda sobrariam US$ 1,1 bilhões para ser dividido entre os velhinhos!

    Medidas como esta permitiriam ainda às equipes obterem lucros com base em sua competência em fechar patrocínios lucrativos. Equipes “menores” que viessem a conquistar um título mundial poderiam brigar por patrocínios melhores sem se preocupar se teriam ou não dinheiro para o ano seguinte.

    Os números acima foram retirados da internet, alguns podem estar errados, mas não devem estar muito longe da realidade.

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