quarta-feira, 3 de junho de 2009

Prévia - Turquia

O Grande Prêmio da Turquia é disputado no circuito de Istambul Park, projetado por Hermann Tilke, desde 2005. É um circuito moderno, com um traçado variado e com pontos de ultrapassagem, além de ter sentido anti-horário, incomum no calendário e que acarreta em desgaste físico dos pilotos, principalmente nos pescoços pouco acostumados ao esforço para o lado contrário.

Circuito seletivo de Istambul Park - reprodução: ultimacurva.com
A prova é amplamente dominada por Felipe Massa, que venceu lá nos últimos 3 anos. A primeira prova, em 2005, foi vencida pelo outro piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen, que na época ainda pilotava para Ron Dennis.

Nesta prova de 2005, Raikkonen tentava descontar a diferença que Alonso abrira no campeonato. Para isso, contava com a ajuda de seu companheiro, Juan Pablo Montoya, que o escoltava na segunda posição. Entretanto, Montoya foi abalroado pelo retardatário Tiago Monteiro e logo em seguida, com o carro avariado, perdeu a posição para Alonso, ruindo a meta da McLaren.

Massa comemorando sua primeira vitória na F1 - foto: The Cahier Archive
Em 2006, Schumacher fazia a mesmo perseguição a Alonso no campeonato. Massa, o pole, pulou na ponta, seguido por Schumacher. A troca de posições era iminente mas uma entrada do safety-car pôs tudo a perder. As duas Ferraris entraram nos boxes ao mesmo tempo e Schumacher precisou aguardar o trabalho no carro de Massa, perdendo a posição para Alonso e 6 importantes pontos. Felipe Massa conquistou sua primeira vitória.

Em 2007 e 2008, Massa dominou inteiramente a corrida, sofrendo apenas certa pressão de Hamilton na corida do ano passado.

Hamilton perseguindo Massa em 2008 - foto: f1-site.com
Para 2009, acredito novamente na Red Bull, apesar de ter errado minha aposta neles em Mônaco. A pista privilegia carros com aerodinâmica refinada, característica marcante dos carros de Adrian Newey. A Ferrari também deve vir forte, especial que é a relação de Felipe com a pista. Diante da melhora da equipe italiana, o brasileiro não pode ser descartado na luta pela vitória, assim como a Brawn. Enfim, o fim de semana deve ter muitas variáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário